PROFISSÃO & EMPREGO

SEJA SEMPRE O MELHOR NAQUILO QUE FAZ

Outro dia, precisava saber como estava o preço de fotocópia (xerox) em uma determinada região para compor um trabalho. Então fiz uma cotação. Me dirigi para essa região e entrei na primeira loja que constava na porta a placa oferecendo o serviço de fotocópia. Fiz a seguinte pergunta : - Qual o preço da fotocópia ? E para a minha surpresa, a reposta foi : - A máquina está com defeito. Vejam bem, que eu não perguntei qual era o estado da máquina e sim qual era o preço do serviço. Mas, com a paciência de quem deseja obter a informação, perguntei : - Sim, mas quando ela está funcionando, qual o preço da cópia ? - Foi então, que a pessoa me passou a informação. Segui em frente até encontrar uma nova loja que também oferecia o serviço de fotocópia e fiz a mesma pergunta : - Qual o preço da fotocópia ? E a resposta foi (adivinhem) : - A máquina está com defeito.
Bom, a essa altura eu já imaginava se tratar de uma brincadeira. Ou eles haviam lido o mesmo manual de instrução. Brincadeira a parte, refiz a pergunta : - Tudo bem, mas quando a máquina está funcionando, qual o preço da fotocópia ? E para o meu total espanto a resposta foi : - Depende. E olha que eu só queria saber o preço de uma fotocópia. Parecia que eu estava fazendo uma pergunta muito difícil de responder. Então,perguntei e ao mesmo tempo dirigi a resposta, para poder ajudar a pessoa a conseguir me passar a informação. O que naquele momento parecia algo muito difícil de conseguir.- Depende do que ? Da quantidade de cópias. Por exemplo: até 100 unidades custa "X" e acima de 100 custa "Y" . Neste momento a pessoa consegue me responder : - É. Sabia que havia conseguido uma comunicação e isso já era um grande passo. Mas, ainda não havia obtido a resposta que buscava. Então, repeti a pergunta : - Muito bem, agora qual é o preço da fotocópia quando a máquina está funcionando ? E para o meu alívio a resposta foi dada e portanto, a comunicação foi completada.Alguém pode estar pensando : - Bom, as pessoas falavam que a máquina estava com defeito, porque julgaram que ela iria pedir o serviço de fotocópia. Este raciocínio é fácil de entender, pois a pessoa deduz que, se alguém pergunta sobre o preço de um serviço é porque deseja realizá-lo. Mas, nem sempre. O que era justamente o meu caso. Então, a resposta mais condizente seria : - A cópia custa "X" , mas a máquina está com defeito. Bem, no final dessa cotação obtive alguns dados que gostaria de participar a vocês. Em primeiro lugar, 80% das máquinas estavam com defeito, em segundo o preço (ah, o preço!)
se manteve em uma média estável. Na verdade, não estou aqui para falar da cotação de preços de fotocópias, mas sim do comportamento profissional que é revelado nesta situação. Por mais simples que seja o seu trabalho, você deve realizá-lo com dedicação e competência. Procurando fazer sempre o melhor. Se você trabalha varrendo o chão, varra o chão de uma forma que o seu trabalho chame a atenção das pessoas. Seja o melhor varredor de chão da sua empresa, do seu bairro, da sua cidade. Enfim, você tem que ser bom naquilo que faz.
Conheço muitas histórias de pessoas que dentro da simplicidade do seu trabalho, galgaram sucesso na carreira profissional.
Pense nisso e lembre-se que nunca é tarde para recomeçar.

WILMA CELANA (Escritora do livro Driblando o Desemprego)
E-mail : driblandoodesemprego@bol.com.br
É com satisfação que inicio esta coluna, onde estarei falando sobre tópicos relacionados ao seu aprimoramento profissional e colocação no mercado de trabalho.
Além disso, esta coluna pretende apresentar entrevistas com profissionais de diversos segmentos , que estarão falando sobre suas atividades e os requisitos necessários para o exercício de suas funções. Acrescentando conhecimentos que servirão para esclarecer e orientar na busca de um emprego ou carreira profissional.
Estarei também, respondendo as perguntas sobre currículo, entrevista de emprego e outras dúvidas que você tenha sobre empregabilidade. Para isso, envie suas perguntas e sugestões através do e-mail driblandoodesemprego@bol.com.br
Com sua participação, poderemos fazer da coluna Profissão e Emprego um informativo útil, objetivo, esclarecedor e cada vez melhor.
Um abraço,
WILMA CELANA

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A ESCRITORA

WILMA CELANA, com experiência na área Administrativa e Recursos Humanos, depois de trabalhar em grandes empresas nacionais e multinacionais, aliou conhecimentos e escreveu o livro DRIBLANDO O DESEMPREGO. Voltado para quem busca o seu primeiro emprego, para quem deseja uma recolocação no mercado de trabalho, para a pessoa que pretende mudar de atividade profissional ou aquele que deseja apenas se atualizar. Aborda o marketing pessoal, processo seletivo, incluindo entrevistas e apresentação pessoal, modelos de curriculum vitae conforme as exigências do mercado, curriculum na internet, modelos de carta de apresentação, sucesso profissional, além de esclarecer as dúvidas mais freqüentes que uma pessoa tem ao buscar uma colocação no mercado de trabalho. Você encontra o livro DRIBLANDO O DESEMPREGO em todas as livrarias de Campo Grande.