Crie agora um site para o seu bebê
Evolução do Feto
Gestação Saudável
Varizes
Sensibilidade
 

Acompanhe a evolução do Feto

Desde a fecundação, uma nova célula inicia a
grande viagem até a vida...
Multiplica-se e evolui até converter-se em
um novo ser humano.
É o bebê que você espera!

Os 9 meses de evolução do seu bebê

1º MÊS

O óvulo proveniente da mãe e o espermatozóide proveniente do pai se uniram e formaram a célula que dará origem ao futuro bebê do casal. O corpo da futura mamãe começa a sofrer as primeiras modificações: o nariz entope com maior facilidade, a mulher pode sentir mais frio do que o habitual, os seios podem ficar um pouco maiores e um pouco dolorosos. Também podem começar a surgir enjôos e vômitos. Existem estudos científicos que mostram que o uso de Supradyn® Pré-Natal reduz a chance de aparecimento dos sintomas e sinais de enjôos e vômitos. A partir de agora, essa célula irá se duplicar muito rapidamente para dar início à formação dos seus órgãos. Por isto, uma quantidade adequada de vitaminas e minerais é fundamental para que esse processo ocorra da melhor forma possível durante todo o primeiro trimestre da gestação. Ao final do primeiro mês, o futuro bebê já está com 4 a 5mm de comprimento. A avaliação médica pré-natal mensal durante toda a gravidez é importantíssima para garantir a saúde do bebê e da futura mamãe. Portanto, nunca falte às suas consultas de acompanhamento pré-natal.

2º MÊS

Durante esse mês, os sintomas apresentados até agora pela futura mamãe podem se acentuar. A ingestão de uma quantidade adequada de ferro pode evitar o aparecimento de anemia na gestante. Seus futuros bracinhos e pernas tomam forma. Seu coração já está formado e bate cerca de 150 vezes por minuto. Sua cabecinha já possui olhos, narinas, lábios, ouvidos e orelhas. Seu comprimento agora é de até 4cm.

3º MÊS

Começa a formação do esqueleto e, a partir de agora, a face do bebezinho já apresenta nítido perfil humano. Seu coraçãozinho chega a bater de 120 a 160 vezes por minuto. Até a 12ª semana de vida todos os seus órgãos já estão formados. Portanto, desde o início da gestação até o 3º mês é vital que a mulher se alimente adequadamente e que, além de uma dieta adequada, haja suplementação de vitaminas (principalmente de ácido fólico) e de minerais (incluindo o ferro) para um desenvolvimento adequado do bebê. Estudos científicos realizados com Supradyn® Pré-Natal mostraram que seu uso previne o aparecimento de muitas malformações fetais.

4º MÊS

No quarto mês, o bebê mede cerca de 16cm e pesa aproximadamente 110g. Seu cérebro é admitido como uma miniatura do cérebro adulto e é muito sensível à falta de oxigênio e de ferro. Portanto, mais do que nunca, é muito importante que a futura mamãe se previna contra o desenvolvimento de uma anemia por falta de ferro.

5º MÊS

Embora os movimentos do bebezinho possam já ocorrer a partir do quarto mês de gravidez, geralmente eles só são percebidos pela mãe a partir do 5º mês. Os órgãos continuam a crescer e agora ele já está com 25cm de comprimento e pesando cerca de 330g. Seus dedinhos já estão separados. Agora, os futuros pais já vão poder saber se o bebê que eles estão esperando é um menino ou uma menina.

6º MÊS

O bebê está agora com aproximadamente 32cm de comprimento e 850 gramas. Dentro da barriga da mãe ele se movimenta ativamente e pode "ver" e "ouvir": se colocarmos uma luz forte ou houver emissão de um som forte sobre a barriga da gestante, o bebê se movimentará.

7º MÊS

O bebezinho, agora com 35 a 40cm e de 1 a 1,6kg, diverte-se na barriga da mãe: boceja, cochila, estica-se, dorme. Seus órgãos dos sentidos estão muito alertas, de tal forma que ele ouve tudo e reage aos sons de uma música ou de barulhos fora de casa. É extremamente importante a avaliação dos batimentos cardíacos fetais nesta fase, através de um exame específico feito pelo obstetra, para avaliar se está tudo bem com o bebê.

8º MÊS

Agora o bebê deve estar pesando entre 1,6 e 2,4kg, medindo cerca de 40 a 45cm. Também podem começar a surgir as contrações do útero, algumas vezes ao dia mas com muitas horas de intervalo. O 8º mês é o momento de fazer os últimos exames para verificar a saúde da gestante.

9º MÊS

Este é o último mês de gestação e, daqui a pouco, você futura mamãe terá em seus braços seu bebê tão ansiosamente esperado. O bebê já está grande, com 45 a 50cm de comprimento e pesando aproximadamente 2,4 a 3,5kg. Seu bebê já respira dentro do útero de 30 a 70 vezes por minuto. Está chegando a hora do parto. Parabéns aos futuros pais!