Crie agora um site para o seu bebê
Parto Humanizado
O Pai no Parto
Teste do Pezinho
Características do Bebê
As Visitas
 

Características do Bebê Ao Nascer

Vernix Caseoso

Substância clara e gordurosa recobrindo o corpo ou parte do corpo do bebê.

Extremidades

Mãos e pés mais frios do que o resto do corpo. Unhas azuladas.

Cabeça

Formato irregular pela compressão do parto. Moleira no alto da cabeça, onde os ossos do crânio ainda estão separados. É uma área mole que se fechará entre o 9º e o 15º mês de vida.

Olhos

Enxerga a uma distância de 20 a 25 cm. Fixa o olhar. É comum que pareça vesgo (estrabismo) nosprimeiros meses de vida.

Mamas

Podem estar inchadas, com eliminação de leite. Situação temporária causada pela passagem de hormônios da mãe para o bebê durante a gravidez, tanto nos meninos quanto nas meninas.

Genitais

Meninas ­ a vulva pode apresentar-se edemaciada com presença de secreção clara e espessa, e às vezes mesmo sanguinolenta, nas primeiras semanas de vida. Desaparece espontaneamente. Devido aos hormônios maternos. Meninos ­ os testículos podem apresentar líquido ao redor (hidrocele). Regride geralmente espontaneamente até 1 ano.

Pele

Presença de erupções e manchas na pele são muito comuns e a maioria desaparece espontaneamente.

Hemangioma plano - manchas vermelhas nas pálpebras, testa, esparsas no couro cabeludo que levam cerca de 1 ano para desaparecerem.

Outros tipos de hemangiomas ­ manchas vermelhas vinhosas, que tendem a crescer de tamanho e regridem após os 3 anos de idade.

Manchas azuladas ­ próximas à região glútea do bebê. Ocasionadas por um depósito de pigmento chamado melanina, que dá esta colocação à pele. Aparecem geralmente em bebês de pele morena ou da raça negra. Tendem a desaparecer com o crescimento.

Descamações ­ o bebê troca de pele nos primeiros 10 dias de vida.

Eritema tóxico ­ manchas avermelhadas com aspecto de uma picada de inseto. Desaparecem espontaneamente.

Milium nasal e acne neonatal ­ localizados no nariz e bochechas, são pequenos pontos amarelados. Desaparecem espontaneamente.

Fezes

As primeiras fezes são chamadas de mecônio. É um produto pegajoso, de cor preto-esverdeada. Eliminada até o 2º dia de vida. No 3º dia, as fezes mudam as suas características - fezes de transição - de cor castanho- esverdeadas menos pegajosas que o mecônio e podem conter coágulos de leite.

Após o 3º ou 4º dia, as fezes do bebê que mama no peito são amareladas, cor de ouro, bem moles ou às vezes líquidas, com cheiro forte, e o bebê pode evacuar após cada mamada, o que não acarreta nenhum risco de desidratação, pois é uma condição própria do bebê que amamenta no peito.

É comum que o bebê faça esforço ao evacuar, se esprema, se contorça, estique as pernas, já que a prensa abdominal ainda não é satisfatória.

Urina

O recém nascido urina várias vezes ao dia. Sua urina é clara e na fralda é comum observar a presença de um resíduo semelhante a um pó da cor de tijolo. Isto é devido à presença de cristais de urato de amônia na urina do bebê. Não é sangue, é uma situação própria do recém-nascido e que desaparece com o tempo.