Crie agora um site para o seu bebê
Recém Nascido
Higiene do Bebê
Desenvolvimento do Bebê
Estímulos
Brinquedo Certo
Aprendendo a Falar
Como ensiná-lo a falar corretamente

Converse com seu bebê durante a gestação e a partir da primeiro dia de vida após o nascimento. Conte histórias, cante, faça ruídos, como espirrar, tossir ou rir, mesmo que não esteja entendendo. O importante é estimulá-lo por meio da audição e da visão. Observando o movimento dos lábios, seu bebê aprenderá a se comunicar melhor.

Brinque de fazer caretas, expressando emoções como alegria, tristeza ou surpresa.

Mesmo que ele não entenda, fale com ele de forma clara e correta.

É importante que a estimulação seja espontânea e ligada a situações do cotidiano da criança. Ao dar banho, por exemplo, comece uma brincadeira do tipo: "nossa! esse pé tem chulé." Não adianta nada sentar na frente dele, apontar seu pezinho e ficar repetindo a palavra mil vezes. A brincadeira será mais útil.

Mamadeira não é "tetê". Por isso, evite repetir palavras que ele "inventa" para nomear os objetos, por mais engraçadinhas que sejam. Em vez de reforçar o erro, pergunte, por exemplo: "Você quer a mamadeira?".

Não abuse dos diminutivos, nem use linguagem infantilizada, mesmo que seu vocabulário se restrinja a duas ou três palavras.

Alguns baixinhos tem preguiça de falar. Pudera! Para que se esforçar se a mamãe, com um simples gesto, entende o que eles querem? Por isso, nada de sair correndo quando ele apontar para o filtro. Isso não quer dizer que você vai deixá-lo com sede enquanto ele não sabe pronunciar a palavra água. "Mamãe vai dar água pra você". Repita várias vezes a mesma palavra.

Elogie seu filho a cada progresso. Ao perceber o quanto você fica feliz por ele já estar falando, com certeza ele se esforçará muito mais.