Crie agora um site para o seu bebê
Recém Nascido
Higiene do Bebê
Desenvolvimento do Bebê
Estímulos
Brinquedo Certo
Aprendendo a Falar
Desenvolvimento do Bebê

1 Mês

Dorme bastante e a visão é limitada, só enxerga se colocar um objeto perto dos seus olhos. Reage aos sons mais altos e pode se assustar com barulhos inesperados.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 55cm e 4,2k
Meninas: 53cm e 4k

2 Meses

Acompanha com os olhos pessoas e objetos. Consegue emitir sons e já tenta levantar o tórax com a cabeça. Se acalma ao ouvir vozes e sorri. Mexe braços e pernas desordenadamente devido à falta de cordenação e tenta pegar objetos suspensos. Nessa fase está com os músculos do pescoço mais enrijecidos.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 57cm e 5k
Meninas: 55cm e 4,8k

3 Meses

As glândulas lacrimais começam a funcionar. Reconhece os pais, firma a cabeça e ganha peso. Agita-se com brincadeiras, escuta música e responde aos estímulos dos pais com sorrisos, sons vocálicos e gritinhos. Consegue levar as mãos à boca. Segura objetos com firmeza por alguns minutos. Segue objetos com o olhar até 180 graus. Fica de bruços e apoia-se nos antebraços para ver o que acontece ao seu redor.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 61cm e 5,7k
Meninas: 60cm e 5,5k

4 Meses

Grita forte e demonstra preferência por brinquedos. Ri bastante, expressa desagrado e reconhece a voz dos familiares. Em geral, a mãe nessa idade volta a trabalhar. Podem ser incluídos sucos e papinhas na sua alimentação. Sua capacidade visual aumenta e fica em pé quando segurado pela cintura. Balança brinquedos sonoros.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 62cm e 6,3k
Meninas: 61cm e 6,1k

5 Meses

Imita caretas. Se arrasta para pegar objetos. Chupa os dedos dos pés e brinca com eles. Já pode rolar.Tenta fazer força para sentar. Consegue discernir uma voz doce de uma áspera e demonstra com expressão facial algo que lhe desagrada.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 63cm e 6,9k
Meninas: 62cm e 6,7k

6 Meses

Tudo o que pega leva à boca. Olha quando o chamam e pode nascer os primeiros dentinhos. Ao final do 6º mês já pode ficar sentado. Estica os bracinhos para pedir colo e elege o brinquedo favorito.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 64cm e 7,5k
Meninas: 63cm e 7,3k

7 Meses

Grita e ri alto. Ensaia engatinhar, mas ainda não consegue. Pega pedacinhos de comida e come. Adora mudar objetos de uma mão para outra. Estranha pessoas e sente medo. Fica repetindo os seus próprios sons.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 66cm e 8k
Meninas: 65cm e 7,7k

8 Meses

Ganha força no quadril e alguns já conseguem engatinhar. Senta sozinho. Começa a entender o significado do "não". Fica em pé com apoio. Bate palminha, acena e pára quando alguém diz não. Manifesta sentimentos de raiva quando contrariado.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 68cm e 8,4k
Meninas: 67cm e 8,2k

9 Meses

Engatinha bem e adquire mais força nos pés. Começa a manifestar sua personalidade com mais clareza e gosta de ser o centro das atenções. Agarra-se à móveis e consegue se levantar. Acha brinquedos escondidos. Já começa a empilhar cubos. Adora jogar objetos no chão e vê-los cair.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 69cm e 8,9k
Meninas: 68cm e 8,6k

10 Meses

Senta e levanta sozinho, dá tchau e pode falar papai e mamãe. Fica bem em pé sozinho com apoio. Melhora a habilidade manual e começa a definir qual mão é dominante. Troca passinhos com apoio. As meninas ficam mais vaidosas e se interessam por figuras, fotos e desenhos.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 71cm e 9,3k
Meninas: 70cm e 9,1k

11 Meses

Fica mais independente, brinca sozinho e com outras crianças. Vira páginas de um livro, segura copos. Também atende a "dá" mas não solta o objeto. Sobe e desce de móveis com facilidade. Abre gavetas e já começa a ter noção do que é permitido e proibido.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 73cm e 9,6k
Meninas: 72cm e 9,4k

12 Meses

Tem interesse pelas cores e ajuda para se vestir. Sua linguagem fica mais apurada e entrega objetos quando pedem. Gosta de comer com as próprias mãos. Dá uns passinhos, mas prefere engatinhar para explorar o mundo. Define gostos e aversões, pode ter menos apetite e lembra onde estão guardados seus brinquedos.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 75cm e 10,1k
Meninas:74cm e 9,8k

15 Meses

Tira brinquedos dos outros, anda e quer subir escadas sozinho. Imita os outros, rabisca no papel e se diverte com água. Usa bastante a palavra "não". Brinca com bola, anda para trás e aumenta o vocabulário. Começa a comer sozinho. Sente a ausência dos pais e gosta de ouvir várias vezes a mesma história ou a mesma música.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 77cm e 10,6k
Meninas: 76cm e 10,4k

18 Meses

Sobe com facilidade em cadeiras e brinca com o controle remoto da televisão. Adora rabiscar, escalar móveis e consegue tirar uma peça de roupa. Fica mais manhoso na hora de comer e adora telefone. Tem por volta 16 dentinhos e deve ser estimulado a fazer xixi e cocô no pinico. Repete quase tudo o que ouve.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 80cm e 11,1k
Meninas: 79cm e 10,7k

24 Meses

Tem percepção de quem é. Tira os sapatos. Em geral a dentição de leite se completa. Faz malcriação e mexe em tudo. Chuta bola sem perder o equilíbrio, tenta impor suas vontades, passa a ter ciúme e consegue estabelecer o controle da bexiga.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 85cm e 12,1k
Meninas: 84cm e 11k

36 Meses

Pede para ir ao banheiro e gosta de brincar com os outros. Canta, reconhece cores e começa a se vestir. Explica bem as coisas e continua aprendendo com facilidade e por imitação. Percebe os sentimentos dos adultos, deve ter os 20 dentinhos de leite e sabe comer de garfo e colher. Gosta de contar e ouvir histórias. Segura o lápis como um adulto.
Altura e Peso Médios:
Meninos: 96cm e 14k
Meninas: 90cm e 12k