O Portal de Campo Grande lança mais uma super coluna, desta vez sobre a Cultura do Hip Hop no Brasil.
Esta coluna está sendo escrita pelo DJ TR

Saiba mais sobre o DJ TR:

- Militante do movimento hip-hop há 14 anos
- Coordenador da ATCON (Associação Atitude Consciente)
- Membro da Zulu Nation Brasil
- Palestrante, escritor e colunista
Entrevista com o DJ Alpiste
Carta Aberta aos Deputados Federais
Guerreiro Guerreira (Hélião e Negra Li)
“Rap bossado” de “Vinícius Terra”
O Lado Humano do “Inumanos”...
“A- TAL”
Soul Black Soul
Música Gospel
Robson Nascimento
Thogun
Dadday Kall
DJ Claysoul
DJ Corello
NelBoy Dastha Burtha
Neurótico + Frenético = Vinimax
Urban D
De La Soul
História do Hip Hop
A história da dança hip hop
DJ (Disc Jóquei)
MC (Mestre de Cerimonias ou Controlador de Microfones)
Graffiti
TR abre a boca
Afinal, o quê é Black Music?
Motirô
 
O Movimento Black Gospel e o Movimento Negro Evangélico
Tive o prazer, a satisfação de conhecer um pouco de um movimento dentro das igrejas evangélicas brasileiras. O Movimento Negro Evangélico.
Através de um artigo de Hernani Francisco da Silva, no qual o mesmo fala de forma mais abrangente sobre o assunto, pude reconhecer que este movimento, não se trata de uma forma partidária da condução e condição do Negro dentro das igrejas.

Hernani ressalta neste artigo que por questões teológicas, este movimento ainda não teve a junção com o movimento musical negro a chamada Black Gospel.
Leia parte deste artigo: “Grande parte dos membros do Movimento Black Gospel são oriundos das igrejas neopentecostais e praticantes das suas doutrinas que sufoca a militância e uma busca de transformação social aqui e agora, não fazer reflexão, nem buscar uma consciência cristã negra, ficando apenas na musica”, diz Hernani.
Indiferente a esta questão e pensamento do senhor Hernani, a Música Gospel, tem arregaçado as mangas e dobrado a barra das calças - ainda sujas do sangue dos antepassados - e feito o que lhe convém: Propagar a fé, falar e cantar a mensagem de Deus através de suas rimas e melodias.
É interessante ver que alguns nomes da Música Gospel buscam em nossas raízes africanas, conceitos de que Jesus veio para todos os povos.
Podemos citar o Pastor Ademar de Campos, o rapper Luo, os grupos Kadoshi, Raiz Coral e Ellas e a cantora Benner Jacks. Estes já adicionaram em algumas de suas canções, dialetos da cultura africana, na qual a letra fala sobre a mensagem que Jesus nos deixou.
A contextualização do que fala a Música Gospel e o que é defendido pelo Movimento Negro Evangélico, está a meu ver, cada vez mais próxima, haja vista, que este conceituado movimento também pode utilizar a música como elo de divulgação dos seus conceitos. A Música Gospel está de braços abertos para qualquer movimento que venha somar com a conscientização do povo de Deus.
Desta forma a Música Gospel é cada vez mais introduzida no meio do Movimento Negro Evangélico, fazendo-se reconhecida por uma parte da sociedade que ainda não conhece o seu poder.
No seu artigo, Hernani Francisco da Silva complementa: “A musica negra precisa ter sentido para o Movimento Black Gospel e o Movimento Negro Evangélico deve levar a reflexão para o Movimento Black Gospel, mostrando que a musica negra foi criada a partir do sofrimento dos escravos negros africanos, que não aceitaram sua servidão porque acreditavam na libertação em Deus. O Negro Spiritual fala da libertação efetuada por Deus. Fala de sua vontade em corrigir a opressão dos escravos negros. O Movimento Negro Evangélico só tem a ganhar envolvendo o Movimento Black Gospel na sua luta, devido o seu grande potencial em envolver as grandes massas negras atraídas pela musicalidade".
Este texto faz parte do Artigo: Movimento Negro Evangélico, um mover do Espírito Santo.

Aproveitando todo este assunto, quero destacar uma pesquisa feita por um dos colaboradores da nossa coluna, e evidenciar a história de uma canção muito importante para a Música Gospel: Amazing Grace!
O texto sobre a história desta música eu conto no nosso próximo encontro onde contaremos a história da Música Gospel!
Paz pra todos!
Serginho DJesus!
serginhodjesus@ig.com.br

TR             
(Acorda Hip-hop!)